Notícias

07/10/2016 - Os pontos turísticos de Rio Pardo

Rio Pardo é uma cidade aconchegante e cheio de atrativos culturais. Em sua história, traz os índios de tradição Tupi-Guarani como os primeios habitantes da região, os quais enfrentaram diversos conflitos com os europeus.

 

Com cerca de 37.577 habitantantes, de acordo com informações extraídas do site oficial da Prefeitura local, a município encontra-se na região central do estado, distante apenas 144km da capital gaúcha, Porto Alegre. Possui como diferencial os rios Pardo e Jacuí que atravessam nas direções oeste/leste e norte/sul, respectivamente.

 

O turismo

 

Entre os seus pontos turísticos, convites para visitas culturais e passeios naturais compreendem a região de Rio Pardo.

 

O Centro Regional da Cultura

 

Localizado na rua Andrade Neves, 679, é um espaço cultural construído em 1848 pela Irmandade Bom Jesus dos Passos, segundo informações da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. Inicialmente, foi instalada a primeira Escola Militar da Província, tranformando-se posteriormente no Ginásio Auxiliadora. Assim, com a sua restauração completa, atualmente o prédio é conhecido como o Centro Regional de Cultura.

 

O Solar Almirante Alexandrino

 

Construído no ano de 1970, é um local o qual encontra-se na rua Almirante Alexandrino e apresenta linhas arquitetônicas coloniais portuguesas. É um ponto turístico conhecido por guardar um considerável acervo histórico municipal.

 

A Praia dos Ingazeiros

 

Localizada na confluência dos rios Pardo e Jacuí, com cerca de 2km de distância da cidade, é um ponto que possui destaque devido aos conhecidos bares e restaurantes que servem a famosa gastronomia Filé de Traíra.

 

(fonte: http://www.riopardo.rs.gov.br/)