Notícias

14/11/2017 - Livros que venceram o prêmio Oliveira Silveira estão disponíveis na sala Embarque na Leitura

A noite da última segunda-feira (13) foi marcada por um incrível evento que intensificou a visibilidade da cultura negra na cidade de Pelotas, ocorrido na Biblotheca Pública. Em um cenário que contava com a Feira do Livro logo a frente e uma exposição artística ao lado, no Mercado Central, a Fundação Cultural Palmares lançou 5 livros vencedores do prêmio Oliveira Silveira.

 

Os romances foram disponibilizados para o público presente junto a uma sessão de autógrafos com os autores. Das 5 obras apresentadas, 4 foram entregues a sala de leitura da Rodoviária de Pelotas e acrescentam valor cultural ao acervo do espaço.

 

A Fundação Cultural Palmares:

 

Fundada em 22 de agosto de 1988, a Fundação Cultural Palmares (FCP) é sediada em Brasília e está diretamente conectada com o Ministério da Cultura. Como missão, a Instituição busca preservar e promover a arte e a cultura negra brasileira. Segundo o site oficial, a FCP promove o “comprometimento com o combate ao racismo, a promoção da igualdade, a valorização, difusão e preservação da cultura negra; a cidadania no exercício dos direitos e garantias individuais e coletivas da população negra em suas manifestações culturais; e a diversidade no reconhecimento e respeito às identidades culturais do povo brasileiro”. 

 

O lançamento dos romances:

 

As obras lançadas no evento compreendem o gênero romance e foram escritos por Eliane Alves dos Santos Cruz, Júlio César Farias de Andrade, André Luís Soares, Maria Custódia Wolney de Oliveira e Luiz Eduardo de Carvalho. Os títulos de suas obras são, respectivamente: Água de Barrela, Haussá 1815, Sobre as vitórias que a história não conta, Sina Traçada e Sessenta e seis selos. Os livros destacam a temática da cultura afro-brasileira, sendo os 4 últimos citados disponibilizados na sala Embarque na Leitura.