Notícias

26/07/2016 - Embarque em uma viagem por 6 museus pelotenses

Foto: Museu Municipal da Baronesa

Foto: Museu Municipal da Baronesa

 

O município de Pelotas é reconhecido nacionalmente pela vasta e interessante história que carrega consigo. Pensando nisso, convidamos vocês a embarcar em uma viagem pela história dos principais museus da cidade. Preparados?

 

Museu Municipal da Baronesa:

 

O Museu Municipal da Baronesa abriga a história da família Antunes Maciel, a qual doou o espaço para Pelotas no ano de 1978. O objetivo do museu é mostrar os costumes da sociedade brasileira no período entre 1860 e início do século XX por meio de mobiliário, têxteis, objetos de uso pessoal e documentos.

 

Casa Museu Estância do Laranjal:

 

A Estância do Laranjal pertenceu ao coronel Thomaz Luiz Osório e, após, foi transformada em museu. Além de possuir um estilo arquitetônico colonial do ano de 1758, também busca resgatar a cultura campeira pelotense.

 

Museu do Charque:

 

O Museu do Charque possui instalação na Charqueada Santa Rita, a qual se encontra nas margens do Arroio Pelotas. Ele apresenta a história do ciclo do charque na cidade através de exposições, fotografias, objetos, reconstituição das vestimentas do período, documentos e escritos.

 

Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo:

 

Este museu foi inaugurado em 1986 e possui ligação direta com o Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Sua missão é conservar e divulgar a produção do pintor gaúcho Leopoldo Gotuzzo por meio de um acervo de três mil obras.

 

Museu Histórico e Bibliográfico da Biliotheca Pública de Pelotas:

 

Sendo um dos principais pontos turísticos e localizada na Praça Coronel Pedro Osório, a Bibliotheca Pública possui um interessante museu criado em 1904. O objetivo inicial foi organizar e abrigar as obras institucionais, além de peças e documentos doados.

 

Charqueada São João:

 

A Charqueada São João está localizada à beira do Arroio Pelotas e é considerado um dos mais belos símbolos do ciclo do charque. O local foi construído entre 1807 e 1810, sendo adquirido pela família Mazza em 1952 – a qual ainda realiza a administração. É uma ótima opção para quem gosta de turismo e história.